Desafio Mucugê movimenta Chapada Diamantina neste final de semana como etapa do circuito brasileiro de ciclismo

Desafio Mucugê movimenta Chapada Diamantina neste final de semana como etapa do circuito brasileiro de ciclismo

O Desafio Mucugê Raça Forte de MTB 2025 acontece neste final de semana na histórica e turística cidade da Chapada Diamantina, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e da Secretaria de Turismo do Estado (Setur). A 12ª edição da competição terá largadas no sábado (06) e no domingo (07) e valerá pelo ranking brasileiro XCS3 da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Mais de 400 ciclistas de todo o país e cerca de dois mil pessoas estarão visitando a região por causa do evento. Disputadas em 19 categorias, por homens e mulheres de diversas faixas etárias, as provas têm dois trajetos principais, de 35 km e 150 km, válidas pelos campeonatos baiano e brasileiro de mountain bike.

A largada e a chegada acontecem em frente ao Cemitério Bizantino, um dos principais atrativos de Mucugê. O município abriga, também, o Museu Vivo do Garimpo, o projeto botânico Sempre Viva, rios, cachoeiras e manifestações culturais, como a centenária Filarmônica 23 de Dezembro.

O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comemora a oportunidade de unir o esporte com o aspecto cultural, econômico, turístico e especial da prova, que terá ações solidárias de arrecadação de alimentos vinculada à retirada dos kits e incentivos de premiação de bicicletas para as melhores redações de alunos da rede municipal de ensino.

“O esporte precisa ser utilizado para fomentar não só a prática esportiva, vinculada à saúde física e mental, ou o lazer, mas também as demais esferas da vida: o social, a economia, o turismo, a cultura, a educação, dentre outros. Ficamos muito felizes em apoiar eventos dessa magnitude nacional e técnica com tamanha responsabilidade social no interior da Bahia, interiorizando também as políticas públicas do esporte pelo Governo do Estado da Bahia, através da Sudesb, da Setre e da Setur”, comenta Vicente.

A programação inicia nesta sexta-feira (05)  com a entrega dos kits ultra pró, sport e light no mesmo local da prova. Já as largadas das categorias e-bike, ultra pro e corrida kids acontecem no sábado, 06, respectivamente, às 7h45, 8h, e 9h40. No domingo (07) as largadas serão às 7h45 para a e-bike e às 8h para as categorias pro, sport e light. A programação é completa com o cicloturismo às 9h e a cerimônia de premiação às 13h.

“É um evento motivador, porque consegue aliar esporte e turismo, trazendo também familiares e amigos dos atletas, para viver experiências inesquecíveis, numa das regiões mais bonitas da Bahia, do Brasil e do mundo”, destacou Welliton Camandaroba, da Alto Paraguaçu Eventos, organizadora da competição.

Além de ser uma das principais provas do calendário nacional, o Desafio Mucugê tem o objetivo de contribuir com a formação de um bem social através do esporte e promover o uso sustentável do meio ambiente que é o palco dos atletas, promovendo ganhos significativos para cidade de Mucugê e região tanto sociais, quanto ambientais e econômicos.

A prova possui três percursos: ultra pro 150 km, sport 60 km e o light 35km. Os percursos possuem trechos técnicos com single-tracks, subidas e descidas frenéticas que vão mexer com a adrenalina dos competidores. O percurso light desfrutará das belas trilhas de Mucugê em trechos de menor exigência física e técnica.

“Mucugê é um dos destinos mais procurados da Chapada Diamantina, com seu rico patrimônio histórico e natural, além do enoturismo. Essa importante disputa de mountain bike é uma atração que percorre trilhas cinematográficas e tem o nosso incentivo, para potencializar essa zona turística, que está entre as mais procuradas por brasileiros e estrangeiros”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

O Desafio Mucugê 12ª edição promete ser uma das provas mais movimentadas da temporada de Mountain Bike 2024 do Brasil, sob a realização da Federação Baiana de Ciclismo (FBC) e da empresa Alto Paraguaçu Eventos e Marketing, com a chancela da CBC; o patrocínio das empresas Bahiagás e Redemix através do programa FazAtleta; e o apoio da Setre, da Sudesb e da Setur.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *