Dia Nacional da Saúde evidencia os avanços na Rede Estadual de Sergipe

Entre os investimentos na saúde pública do estado está a entrega do Centro de Hemodinâmica no Huse, aquisição inédita de ressonância e novos tomógrafos, assim como a reestruturação nas unidades assistenciais como o Caism e o Centro de Especialidades em Itabaiana
Celebrado nesta terça-feira, 5, o Dia Nacional da Saúde reforça a importância do cuidado integral e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou diversos investimentos na saúde pública em prol dos sergipanos, como a entrega do Centro de Hemodinâmica no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), aquisição inédita do equipamento de ressonância e novos tomógrafos, assim como a renovação da frota de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe).
O Centro de Hemodinâmica do Huse, moderno serviço de Alta Complexidade Cardiovascular, já alcançou avanços significativos desde a sua entrega. Em pouco mais de um mês, já foram realizados mais de 130 procedimentos voltados às linhas de cuidados nas especialidades de Cardiologia e Cirurgia Vascular.
Para o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, o Dia Nacional da Saúde é uma oportunidade para reafirmarmos a saúde pública como um direito fundamental. “Temos trabalhado para garantir que esse direito seja assegurado com estrutura, acesso e resolutividade. Neste primeiro semestre, entregamos equipamentos de alta complexidade, como a Hemodinâmica do Huse, reestruturamos unidades assistenciais como o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) e o Centro de Especialidades Médicas de Itabaiana, bem como a ampliação de serviços. Cada uma dessas ações representa um passo no fortalecimento do SUS e na qualificação do atendimento oferecido à população sergipana”, destacou.
Avanço nas cirurgias eletivas
Mais de 28 mil sergipanos recuperaram a qualidade de vida por meio do programa de cirurgias eletivas, Opera Sergipe. Entre os pacientes está a dona de casa Neusa Carvalho, que fez sua cirurgia urológica para tratar de um cálculo renal. “Não tenho palavras para agradecer o que esse programa fez em minha vida. O Opera tem mudado a saúde de quem mais precisa e eu fui uma das pessoas. Antes, eu convivia com dor e, hoje, sou só alegria. Fico muito feliz em saber que a saúde do nosso estado está avançando”, contou.
Outro programa de bastante destaque é o Enxerga Sergipe. Voltado para a saúde ocular com cirurgias de catarata e pterígio, o Enxerga já realizou mais de 10 mil cirurgias oftalmológicas, restabelecendo a visão dos sergipanos.
Mais autonomia
Outro ponto de avanço é a entrega de mais de quatro mil cadeiras de rodas pelo Governo de Sergipe. A iniciativa tem mudado a vida dos sergipanos ao oferecer equipamentos que garantem mais mobilidade e dignidade a quem enfrenta desafios diários para locomoção.
A dona de casa, Josefa Adriana, foi até o Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Aquino (CER IV), para pegar a cadeira de rodas para seu filho. “Os avanços na rede pública têm feito a diferença na vida de quem mais precisa. Consegui retirar a cadeira de rodas do meu filho com agilidade e dignidade, algo que antes não era tão simples. Por isso, ficamos muito felizes em ver a saúde pública sendo fortalecida, com equipamentos, programas e atendimento mais humano, é um avanço que transforma vidas”, pontuou.