Dia Nacional da Saúde evidencia os avanços na Rede Estadual de Sergipe

Dia Nacional da Saúde evidencia os avanços na Rede Estadual de Sergipe

Entre os investimentos na saúde pública do estado está a entrega do Centro de Hemodinâmica no Huse, aquisição inédita de ressonância e novos tomógrafos, assim como a reestruturação nas unidades assistenciais como o Caism e o Centro de Especialidades em Itabaiana

Celebrado nesta terça-feira, 5, o Dia Nacional da Saúde reforça a importância do cuidado integral e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou diversos investimentos na saúde pública em prol dos sergipanos, como a entrega do Centro de Hemodinâmica no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), aquisição inédita do equipamento de ressonância e novos tomógrafos, assim como a renovação da frota de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe). 

O Centro de Hemodinâmica do Huse, moderno serviço de Alta Complexidade Cardiovascular, já alcançou avanços significativos desde a sua entrega. Em pouco mais de um mês, já foram realizados mais de 130 procedimentos voltados às linhas de cuidados nas especialidades de Cardiologia e Cirurgia Vascular.    

Para o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, o Dia Nacional da Saúde é uma oportunidade para reafirmarmos a saúde pública como um direito fundamental. “Temos trabalhado para garantir que esse direito seja assegurado com estrutura, acesso e resolutividade. Neste primeiro semestre, entregamos equipamentos de alta complexidade, como a Hemodinâmica do Huse, reestruturamos unidades assistenciais como o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) e o Centro de Especialidades Médicas de Itabaiana, bem como a ampliação de serviços. Cada uma dessas ações representa um passo no fortalecimento do SUS e na qualificação do atendimento oferecido à população sergipana”, destacou.

Avanço nas cirurgias eletivas

Mais de 28 mil sergipanos recuperaram a qualidade de vida por meio do programa de cirurgias eletivas, Opera Sergipe. Entre os pacientes está a dona de casa Neusa Carvalho, que fez sua cirurgia urológica para tratar de um cálculo renal. “Não tenho palavras para agradecer o que esse programa fez em minha vida. O Opera tem mudado a saúde de quem mais precisa e eu fui uma das pessoas. Antes, eu convivia com dor e, hoje, sou só alegria. Fico muito feliz em saber que a saúde do nosso estado está avançando”, contou.

Outro programa de bastante destaque é o Enxerga Sergipe. Voltado para a saúde ocular com cirurgias de catarata e pterígio, o Enxerga já realizou mais de 10 mil cirurgias oftalmológicas, restabelecendo a visão dos sergipanos. 

Mais autonomia

Outro ponto de avanço é a entrega de mais de quatro mil cadeiras de rodas pelo Governo de Sergipe. A iniciativa tem mudado a vida dos sergipanos ao oferecer equipamentos que garantem mais mobilidade e dignidade a quem enfrenta desafios diários para locomoção.  

A dona de casa, Josefa Adriana, foi até o Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Aquino (CER IV), para pegar a cadeira de rodas para seu filho. “Os avanços na rede pública têm feito a diferença na vida de quem mais precisa. Consegui retirar a cadeira de rodas do meu filho com agilidade e dignidade, algo que antes não era tão simples. Por isso, ficamos muito felizes em ver a saúde pública sendo fortalecida, com equipamentos, programas e atendimento mais humano, é um avanço que transforma vidas”, pontuou.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *