Educação integral cresce em Pernambuco e supera média nacional, aponta Censo Escolar

Educação integral cresce em Pernambuco e supera média nacional, aponta Censo Escolar

Estado registra avanço expressivo na ampliação da jornada escolar entre 2022 e 2024, impulsionado por programas federais.

O estado de Pernambuco registrou avanço significativo no acesso à educação integral em todas as etapas da rede pública de ensino, segundo dados do Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O aumento é atribuído a programas como o Escola em Tempo Integral e à articulação entre Governo Federal, estados e municípios. Nas creches pernambucanas, o percentual de matrículas em jornada ampliada subiu de 42,7% em 2022 para 47,5% em 2024. Na pré-escola, o índice praticamente dobrou, passando de 4,1% para 7,7%.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, o crescimento foi de 4,7% para 8,5%, enquanto nos anos finais o salto foi de 11,1% para 21,6%. Já no ensino médio, o percentual avançou de 62,5% para 69,6%. Considerando todas as etapas da educação básica, Pernambuco ampliou a presença da jornada integral de 20,5% em 2022 para 27,2% em 2024.

No cenário nacional, o Censo apontou crescimento também expressivo, mas em ritmo um pouco mais moderado. Entre 2022 e 2024, o percentual de matrículas em tempo integral nas creches brasileiras passou de 56,8% para 59,7%. Na pré-escola, o índice subiu de 12,1% para 15,6%, e no ensino fundamental, de 14,4% para 19,1%. No ensino médio, o aumento foi de 20,4% para 24,2%. Considerando todas as etapas de ensino, o país viu o percentual de alunos em jornada estendida crescer de 18,2% para 22,9%.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *