Educação no RN mira inclusão e desenvolvimento

Ampliar vagas em escolas de tempo integral, melhorar a infraestrutura escolar, expandir a educação profissional, formar continuamente os professores, reduzir a evasão escolar e aumentar o uso de tecnologia na educação
Educação de qualidade é sinônimo de inclusão social, fortalecimento da economia regional, redução de desigualdades e formação de cidadãos conscientes de seu valor na sociedade. Com esses princípios inegociáveis, o Governo do Rio Grande do Norte tem conseguido melhorar a infraestrutura educacional do estado.
Em 2024, foram investidos quase R$ 255 milhões na rede de escolas públicas estaduais em todas as regiões do RN, promovendo reformas, manutenção e ampliação em 131 escolas. A aquisição de equipamentos essenciais também ampliou o acesso ao ensino em tempo integral, internet e equipamentos, valorizando profissionais.
Metas para 2025 incluem a ampliação de vagas em escolas de tempo integral e melhoria da infraestrutura escolar.
No mesmo período, o governo expandiu a rede de ensino profissionalizante, construindo 10 institutos estaduais de educação profissional, tecnologia e inovação, dos quais cinco já foram entregues. Esses institutos aumentaram a oferta de mão de obra especializada, atendendo às demandas do mercado e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado.
Dos investimentos totais, R$ 54,3 milhões foram destinados à aquisição de itens essenciais para a melhoria do ensino e das condições de trabalho dos profissionais, incluindo computadores, equipamentos para laboratórios, aparelhos de ar-condicionado, mobiliário e utensílios de cozinha.
Nos últimos cinco anos, a Rede Estadual de Educação registrou um crescimento significativo nas matrículas em ensino integral e educação profissional. As matrículas em tempo integral aumentaram de 10.589 em 2019 para 28.882 em 2024. Na educação profissional, o número de matriculados subiu de 7.058 em 2019 para 13.307 em 2024.
O Governo do RN também lançou um concurso público para preencher 598 cargos de Professor e Especialista em Educação, além de formar um cadastro de reserva.
Em 2024, foram investidos aproximadamente R$ 50 milhões no transporte escolar, beneficiando 57 mil estudantes. Quase 400 ônibus foram disponibilizados, com a Secretaria de Educação adquirindo 86 novos veículos.
Parcerias com o Governo Federal trouxeram mais de R$ 80,8 milhões em investimentos, 20.912 matrículas em tempo integral e apoio ao Programa Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que formou milhares de docentes e coordenadores pedagógicos.
As metas para 2025 incluem a ampliação de vagas em escolas de tempo integral, melhoria da infraestrutura escolar, expansão da educação profissional, formação continuada de professores, redução da evasão escolar, inclusão educacional e maior uso de tecnologia na educação. O governo também planeja consolidar o Pró-Alfa, programa focado na alfabetização das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e renovar o quadro efetivo de professores para atender às demandas da rede estadual de ensino.
Essas ações refletem o compromisso do estado em oferecer uma educação de qualidade e alinhada com as necessidades do mercado de trabalho. O aumento expressivo no número de matrículas em diversas modalidades de ensino demonstra esse compromisso.
Área | Conquistas do Governo do RN para a Educação |
Transporte Escolar | R$ 50 milhões em 2024, beneficiando 57 mil estudantes e adicionando 86 ônibus, totalizando quase 400 ônibus. |
Parcerias Federais | R$ 80,8 milhões na ETI, com 20.912 matrículas; CNCA investiu R$ 36 milhões, formando milhares de docentes. |
Programas Federais | PNAE: R$ 23,4 milhões; PNLD: R$ 34 milhões; Escolas Conectadas: R$ 6,2 milhões; Pé-de-Meia: R$ 225 milhões. |
Metas para 2025 | – 8 mil novas vagas em ensino integral – Reformas e ampliações escolares – Novos IERNs em várias localidades – Formação contínua de professores – Programas para reduzir evasão escolar – Inclusão de alunos com deficiência – Expansão da internet nas escolas – Melhoria na alfabetização (Pró-Alfa) – Convocação de novos professores. |