Entenda por que 6 de janeiro é feriado de Santos Reis em Natal
Data reúne celebrações religiosas no Santuário dos Santos Reis, relembra a visita dos Três Reis Magos e encerra o período natalino
Celebrado em 6 de janeiro, o Dia de Santos Reis é feriado em Natal e está ligado à fundação da cidade e à construção da Fortaleza dos Reis Magos, iniciada em 1598. A data mantém uma celebração religiosa com mais de 370 anos de história e marca a Epifania do Senhor, referência à visita dos magos ao menino Jesus.
Em Natal, a programação ocorre no Santuário Arquidiocesano dos Santos Reis, no bairro de Santos Reis. O local recebe fiéis de diferentes bairros da capital potiguar e de outras cidades do Estado para missas diárias, novenário, atividades culturais e a procissão com as imagens dos Reis Magos pelas ruas da zona Leste.

O dia 6 de janeiro também é conhecido como Dia de Reis e integra o calendário cristão como um dos momentos que encerram as festividades natalinas. Entre celebrações religiosas, manifestações culturais e o desmonte das decorações de Natal, a data marca o fim do ciclo do advento e o início de um novo período para os fiéis.
A origem da celebração está no relato bíblico do evangelista Mateus, que narra a chegada de magos do Oriente para visitar Jesus. Guiados pela Estrela de Belém, os magos chegaram à cidade de Belém, na Judeia, e ofereceram ouro, incenso e mirra, presentes associados a características do menino Jesus. A celebração do Dia de Reis foi trazida ao Brasil pelos portugueses no século XVI, durante o período de colonização, e difundida com a atuação dos jesuítas.
Programação religiosa e shows
A Prefeitura do Natal deu início na sexta-feira 2 à programação de shows da Festa de Santos Reis, que integra a grade do Natal em Natal. O evento acontece até esta terça-feira 6 ao lado do Santuário dos Santos Reis, na Praça Engenheiro Wilson Miranda, no bairro de Santos Reis, na Zona Leste da capital potiguar. A entrada é gratuita.
Nesta terça-feira 6, Dia dos Santos Reis, haverá alvorada, Missa dos Enfermos, Missa dos Peregrinos e, às 16h, a Missa Solene de encerramento, presidida pelo arcebispo Dom João Santos Cardoso, seguida da procissão pelas ruas do bairro.
Integrando o calendário do Natal em Natal, a programação de shows desta terça conta com as apresentações de Dinho Filho e Banda, Edyr Vaqueiro e Messias Paraguai.
