Festival Mada é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Norte

Lei nº 12.396 foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira 3
O Festival Música Alimento da Alma, conhecido como Mada, foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Norte. A classificação foi oficializada com a sanção da Lei nº 12.396, publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira 3.
Criado em 1998, o evento chega a quase 30 anos de realização e reúne diferentes ritmos da música brasileira. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) define os bens culturais de natureza imaterial como práticas e aspectos da vida social que se expressam por meio de saberes, ofícios, modos de fazer e celebrações.
A Constituição Federal de 1988 reconheceu a existência de bens culturais de natureza material e imaterial. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) também define como patrimônio imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas reconhecidos pelas comunidades como parte integrante de sua cultura.
O Festival Mada tem programação que reúne artistas locais e nacionais. Neste ano, em sua 27ª edição, o evento será realizado nos dias 17 e 18 de outubro, na Arena das Dunas, em Natal. Entre os artistas confirmados estão Marina Sena e Liniker.