Fortaleza terá passe gratuito do Bicicletar nesta segunda-feira (7), Dia Mundial da Saúde

Iniciativa visa incentivar a prática de exercícios físicos e a mobilidade sustentável
Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, a Prefeitura de Fortaleza irá disponibilizar, nesta segunda-feira (7), o passe gratuito do Bicicletar a todos os usuários do serviço. O motivo, segundo a gestão municipal, é incentivar a mobilidade sustentável e a prática de exercícios físicos.
Para desfrutar do benefício, o ciclista deve estar cadastrado no programa.
Passo a passo para usar o Bicicletar:
Baixe o aplicativo Bicicletar (disponível para Android e iOS).
Preencha seus dados:
- No app ou no terminal, informe:
- Nome completo;
- CPF;
- E-mail e telefone;
- Endereço residencial.
Valide seu cadastro:
Após o pagamento, o sistema liberará um código QR no app ou no cartão físico
Como ter acesso às bicicletas?
As bicicletas estão disponíveis em diversas estações espalhadas por Fortaleza. No aplicativo, basta seguir o mapa para localizar alguma delas. Para retirar o transporte, é necessário informar os dados do cartão para comprar o passe.
Nesta segunda, o passe estará gratuito, ou seja, não será debitado nenhum valor do cartão. Nos outros dias, a gratuidade é oferecida apenas para quem possui Bilhete Único ou a carteirinha de estudante.
Segundo a Prefeitura, o Bicicletar possui mais de 400 mil usuários registrados e realizou cerca de 7,6 milhões de viagens desde o início do serviço, em 2014. Atualmente, os ciclistas contam com 501,7 km de malha cicloviária na Capital.
Dia Mundial da Saúde
O Dia Mundial da Saúde é celebrado todo dia 7 de abril em alusão ao aniversário da Organização Mundial da Saúde (OMS), fundada em 1948. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) classifica a data como importante para a reflexão sobre adoção de hábitos e de cuidados que proporcionem saúde e qualidade de vida à população.
Entre as práticas que podem aprimorar o bem-estar, o ciclismo se destaca como um dos mais significativos. Um estudo feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) aponta que pedalar melhora o condicionamento físico, previne doenças crônico-degenerativas e reduz calorias.
A opção de pedalar ao ar livre também traz impactos positivos ao meio-ambiente. Em Fortaleza, o Bicicletar já impediu a emissão de mais de 3.107 toneladas de gás carbônico na atmosfera, segundo a Prefeitura.