Funac e Seduc alinham estratégias educacionais para Centros Socioeducativos da Grande Ilha

Funac e Seduc alinham estratégias educacionais para Centros Socioeducativos da Grande Ilha


A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), por meio da Coordenação de Programas Socioeducativos, participou, nesta quinta-feira (5), de uma reunião de alinhamento com a Supervisão de Modalidades e Diversidades Educacionais, da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc), com objetivo de fortalecer o diálogo institucional e alinhar diretrizes pedagógicas voltadas às escolas de referência que atendem adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e/ou cautelar na Grande Ilha de São Luís.

Representando a Funac, estiveram presentes os técnicos de referência do eixo educação, David Moraes e Ana Raimunda Melo. A reunião foi conduzida pela Supervisão de Modalidades e Diversidades Educacionais da Seduc, coordenada pelo supervisor Jocenilson Costa, e contou ainda com a participação de gestores das escolas de referência da Funac na região metropolitana.

Para a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, o alinhamento entre os órgãos é fundamental para garantir o direito à educação de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. “A educação é um dos pilares centrais do processo socioeducativo. Reuniões como essa fortalecem a articulação interinstitucional e contribuem para a construção de estratégias mais eficazes, respeitando as especificidades desse público e assegurando oportunidades reais de desenvolvimento”, destacou.

Durante o encontro foram discutidos fluxos, desafios e estratégias pedagógicas, com foco na garantia da continuidade escolar, no respeito à diversidade e na qualificação das práticas educacionais dentro dos Centros Socioeducativos. 

O pedagogo David Moraes, que é técnico de referência, do eixo educação da CPSE/Funac, enfatizou que o encontro possibilitou um olhar mais atento às demandas específicas das escolas que atuam dentro do sistema socioeducativo. “Foi um momento importante para ouvir os gestores, compartilhar experiências e pensar soluções conjuntas que fortaleçam o trabalho pedagógico e garantam o acesso à educação de forma contínua e qualificada”, pontuou.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *