Governador diz que Congresso das Cidades ajuda prefeitos a ter uma gestão eficiente e moderna

Governador diz que Congresso das Cidades ajuda prefeitos a ter uma gestão eficiente e moderna

O governador Rafael Fonteles, o prefeito de Teresina, Silvio Mendes, prefeitos de todo o Piauí e diversas autoridades participaram nesta segunda-feira (18), no Teresina Shopping, da abertura da 4ª edição do Congresso das Cidades do Piauí, que segue até quarta-feira (20). O evento, promovido pelo Grupo Cidade Verde em parceria com o Sebrae, reúne prefeitos, secretários, técnicos municipais e especialistas para debater soluções e inovações voltadas à modernização da administração pública e ao desenvolvimento urbano sustentável.

Na abertura, o governador Rafael Fonteles destacou a importância do encontro para o fortalecimento da gestão municipal. “O Congresso das Cidades foca exatamente em melhorar a gestão pública, sobretudo dos municípios, que é onde a população vive, para termos uma gestão cada vez mais eficiente, moderna, e que o resultado da arrecadação dos tributos, dos impostos do povo, volte para o povo em bons serviços públicos”, afirmou.

O presidente do Grupo Cidade Verde, Jesus Elias Tajra Filho, ressaltou o propósito do evento. “A motivação do grupo Cidade Verde é realizar esta edição do Congresso das Cidades com sustentabilidade e Cidades Inteligentes. São dois temas muito importantes que nós trazemos para o 4º Congresso das Cidades, que tem inicialmente um propósito de reunir o Piauí de Norte a Sul com esse tema que é um tema mundial. O Piauí tem que avançar, temos bons sinais, mas isso tem que se espalhar pelo estado inteiro”, disse.

Ele também enfatizou a participação do público. “A gente fica feliz especialmente porque sente muito o entusiasmo das pessoas. A presença boa, significativa, de qualidade dos gestores, secretários, muita gente jovem acompanhando e participando, o que deixa a gente animado justamente para esse futuro que a gente quer.”

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, lembrou da descentralização da gestão pública nos anos 1990 e do impacto nos serviços básicos. “Quando passou a gestão da saúde, educação, assistência social e segurança para os municípios, todos os indicadores melhoraram. Foi uma grande jogada na Constituição de 1988. Mas claro que não dá para avançar sem recursos. Por exemplo, a saúde está há mais de 20 anos sem reajuste de tabela, e isso compromete o atendimento.”

O superintendente do Sebrae Piauí, Júlio César Filho, destacou a parceria na realização do evento. “Nós estamos, nesse ano, com a pauta Cidades Inteligentes e Sustentáveis. E através dessa parceria com o grupo Cidade Verde, nós estamos realizando esse grande evento, onde estamos reunidos a grande maioria dos prefeitos municipais para trocar experiências e falar sobre novas tecnologias que podem ser aplicadas na gestão municipal.”

Já o superintendente do Teresina Shopping, Fernando Oliveira, salientou a importância de sediar o encontro. “Esse é o quarto evento que nós abrigamos aqui no Teresina Shopping, e ele está se tornando uma vitrine para o que vem para esse espaço, futuramente, no espaço de evento João Claudinho Fernandes, que será inaugurado em 2026. Para a gente é uma satisfação muito grande abrigar o Congresso das Cidades, onde congrega todas essas pessoas com muitos temas relevantes.”

A programação do Congresso inclui palestras, oficinas temáticas e uma feira de negócios com 40 estandes. A expectativa é de reunir mais de 6 mil pessoas durante os três dias de atividades.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *