Governo de Sergipe renova cooperação com CBF e FSF para o programa Gol do Brasil

Escola Professor Gerivaldo Garcia, em Aracaju, reuniu crianças e jovens para celebrar esporte e cidadania
Na manhã deste sábado, 27, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), renovou, junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Sergipe de Futebol (FSF), a cooperação para o programa Gol do Brasil. Para selar o momento, foi realizado um festival na Escola de Esportes Professor Gerivaldo Garcia, em Aracaju, que recebeu mais de 120 crianças e adolescentes com suas famílias em um momento especial.
O encontro, o primeiro de uma série que acontecerá no Brasil, foi marcado, ainda, pela entrega oficial dos novos uniformes do programa, que têm inspiração no manto da Seleção Brasileira Masculina Principal. Cada criança atendida pelo Gol do Brasil, além de seus professores, recebeu o material esportivo, fortalecendo a identidade do programa em Sergipe. A atividade reforça o caráter social e educacional do projeto, que utiliza o futebol como ferramenta de inclusão, cidadania e transformação de vidas. Ao longo da manhã, os alunos participaram de dinâmicas esportivas e puderam vivenciar a alegria da Amarelinha de perto.
Para a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, o programa vai muito além do esporte. “Ele ensina valores, promove a convivência e dá às nossas crianças a oportunidade de sonhar e crescer em um ambiente saudável. O Gol do Brasil transforma comunidades porque trabalha o esporte como ferramenta social. É uma alegria ver tantas crianças vestindo esse uniforme que simboliza esperança e pertencimento”, destacou.
O Gol do Brasil é financiado com recursos do Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014™, destinados a estados que não receberam jogos do Mundial. Em Sergipe, a execução conta com a cooperação do Governo do Estado, por meio da Seel, reafirmando o compromisso de fortalecer a política pública do esporte de base.
O coordenador de Desenvolvimento e Projetos da CBF, Felipe Ruy Dambroz, ressaltou o momento vivenciado em Sergipe. “É uma enorme satisfação para nós, da CBF, estarmos em Sergipe renovando esta parceria que começou há quatro anos, juntamente com a FSF, e que atende mais de 120 crianças, atualmente, transformando a vida desses jovens. O programa deu uma revitalizada nos uniformes e em todo o material visual e, agora, estamos, também, com o objetivo de instalar novos polos no estado, incluindo a Escola de Esportes Professor Kardec”, pontuou.
Criado em 2016, o Gol do Brasil foi implementado em Sergipe em 2022 e está presente em diversos estados, utilizando o futebol como ferramenta de inclusão, cidadania e transformação de vidas. Em Sergipe, já beneficiou centenas de crianças de 7 a 17 anos, oferecendo aulas gratuitas, que vão além da prática esportiva, abordando valores como ética, respeito, igualdade de gênero e combate ao racismo.
O professor responsável pelas aulas, Jorgival Passos evidenciou a importância da metodologia do Gol do Brasil. “Aqui não é apenas um espaço de treino, é um espaço de disciplina. Os valores do programa são levados muito a sério e vão além das quatro linhas. O compromisso da Seel é trabalhar tanto a formação cidadã quanto a esportiva, para que nossas crianças cresçam responsáveis, solidárias e conscientes”, frisou.
Professor do programa, George Muniz ressaltou a relevância da renovação da cooperação. “Sou professor do projeto há três anos. Ele [o programa] é de suma importância para os nossos atletas, que são valorizados através do futebol e aqui ensinamos, além das técnicas da modalidade, a socialização, onde os atletas adquirem a empatia, o autoconhecimento e outras virtudes que só o esporte é capaz de proporcionar”, afirmou.
Durante o evento, os familiares destacaram a importância do projeto na rotina das crianças, entre eles, Marisa Silva, mãe de gêmeos matriculados no programa. “Meus filhos mudaram completamente depois que entraram no Gol do Brasil. Eles aprenderam disciplina, fizeram amigos e sonham em ser jogadores. Mas, para mim, o mais importante é ver como eles estão felizes e confiantes”, contou.
Assim como Marisa, Maria Valquimar Damasceno, mãe de Rian, outro aluno do programa, também destacou os benefícios. “Esse projeto abre portas. Não é só futebol, é convivência, é educação. A gente sente segurança em deixar nossos filhos aqui porque sabemos que estão sendo cuidados e orientados”, considerou.
Entre os participantes, a empolgação era evidente, como é o caso de Esther Ipiranga, matriculada há um mês. “Fiquei muito feliz em ganhar o uniforme. Parece que a gente está na Seleção de verdade. Quero jogar, aprender e fazer novos amigos”, contou.
Luiz Allef, também aluno do Gol do Brasil, reforça a importância do projeto. “Estou aqui há quatro anos e é um projeto muito importante para mim, é onde me sinto bem e eu gosto muito de jogar bola”, relatou.
Matrículas abertas
As aulas acontecem na própria Escola de Esportes Professor Gerivaldo Garcia, localizada no bairro Santos Dumont. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas diretamente na unidade, com apresentação de documentos pessoais da criança e do responsável. No momento só estão abertas 30 vagas para jovens de 14 e 16 anos.
Para realizar a matrícula é necessário ter em mãos: declaração da escola, foto 3×4, RG do aluno, RG do responsável, comprovante de residência e atestado médico (ECG).