Governo garante reajuste salarial para mais de 76 mil profissionais da educação

Acordo firmado prevê aumento de até 8,38% para professores e melhorias históricas no plano de carreira.
O Governo do Estado firmou nesta semana um acordo salarial que vai beneficiar mais de 76 mil servidores da educação, incluindo professores, analistas e funcionários administrativos. O entendimento foi alcançado após uma série de reuniões marcadas por diálogo e transparência, segundo destacou a secretária de Administração, Ana Maraíza, que celebrou o sucesso das negociações para 2025.
Entre os principais avanços está o reajuste de 6,27% no piso salarial nacional dos professores da Educação Básica, além de melhorias no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), que podem proporcionar ganhos de até 8,38% para o magistério.
O acordo também estabelece a realização do primeiro ciclo de avaliação de desempenho dos profissionais da educação, previsto para ocorrer em 2026, com efeitos financeiros a partir de dezembro do mesmo ano. A secretária ressaltou que esta era uma antiga reivindicação da categoria, atendida apenas agora, após 27 anos da criação do PCCV dos professores estaduais, representando uma conquista histórica.
Outras medidas contempladas incluem o reajuste de 6,27% na Gratificação de Função Técnico-Pedagógica para analistas em Gestão Educacional e a possibilidade de ampliação da carga horária de servidores técnicos da Secretaria de Educação de 30 para 40 horas semanais. O acordo também garante a continuidade da “Mesa de Negociação Específica”, que discutirá temas pendentes relacionados à educação.