Hospital de Câncer de Pernambuco recebe moderno acelerador linear que promete revolucionar tratamento oncológico

Hospital de Câncer de Pernambuco recebe moderno acelerador linear que promete revolucionar tratamento oncológico

Equipamento adquirido por emenda parlamentar de R$ 6,49 milhões vai reduzir drasticamente o tempo de radioterapia e ampliar capacidade de atendimento do HCP

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) ganhou um reforço de peso no combate ao câncer. Nesta sexta-feira (9), foi inaugurado um novo acelerador linear de última geração, o Halcyon, adquirido por meio de uma emenda parlamentar de R$ 6,49 milhões destinada pelo deputado federal Eduardo da Fonte (PP). A cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e diversas autoridades políticas.

Com a nova tecnologia, será possível reduzir de 30 para até 5 o número de sessões de radioterapia em determinados casos. O avanço proporciona mais precisão nos tratamentos, menos efeitos colaterais e maior agilidade na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), marcando um importante passo na assistência oncológica no estado.

A estrutura onde o equipamento foi instalado passou por reforma completa para garantir acessibilidade, modernização dos banheiros e adequações hidráulicas e elétricas. O espaço foi batizado com o nome do ex-governador Carlos Wilson Campos, referência política de Eduardo da Fonte e avô do também deputado federal e segundo-secretário da Câmara, Lula da Fonte (PP-PE), que representou a Mesa Diretora da Casa na solenidade.

Durante o evento, Eduardo da Fonte destacou que o investimento representa um ganho de dignidade para os pacientes oncológicos, além de contribuir significativamente para a redução do tempo de espera por tratamento. Segundo ele, a medida tem impacto direto na qualidade de vida de milhares de pessoas.

Estiveram presentes na inauguração a senadora Teresa Leitão (PT), os senadores Humberto Costa (PT) e Silvio Costa Filho (Republicanos), que hoje é ministro de Portos e Aeroportos, além de parlamentares federais e estaduais, como Túlio Gadelha (Rede), Claudiano Martins (PP), Cleiton Collins (PP), Roberta Arraes (PP), Adalto Santos (PP) e Henrique Filho (PP).

Atualmente, o HCP realiza cerca de 210 atendimentos por dia e recebe, em média, 150 novos pacientes oncológicos por mês. Com a chegada do novo acelerador linear, a instituição estima ampliar sua capacidade de atendimento em aproximadamente 50%.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *