Idema autoriza obras e DNIT vai lançar edital de duplicação da BR-304 em julho, confirma ministro

Idema emitiu autorização ambiental para obras em dois trechos: entre a Reta Tabajara e Riachuelo, e de Mossoró a Assu
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai lançar ainda neste mês de julho o edital de licitação para as primeiras obras de duplicação da BR-304, rodovia federal que corta o Rio Grande do Norte de leste a oeste.
A informação foi confirmada nesta quarta-feira 9 pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante audiência com a governadora Fátima Bezerra.
Segundo o ministro, a autorização ambiental emitida pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) viabiliza o início do processo licitatório.
“O órgão ambiental do Estado está garantindo a anuência ambiental para, ainda no mês de julho, publicar a licitação da duplicação da BR-304. O RN teve a BR-101 duplicada e, logo, logo, terá a BR-304”, disse.
A duplicação será iniciada em duas frentes: uma partindo da Reta Tabajara, na Grande Natal, em direção a Mossoró, e outra com origem na cidade de Mossoró, seguindo rumo à capital. Os dois primeiros lotes já estão definidos. O primeiro tem extensão de 38,1 quilômetros e vai do entroncamento da BR-226 até o município de Riachuelo. O segundo trecho, de 57,6 quilômetros, liga Mossoró a Assu.
A governadora Fátima Bezerra agradeceu os esforços do ministério e afirmou que a obra reflete o compromisso do governo federal. “A decisão confirma compromisso do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva que desde o início da atual gestão se colocou favorável à duplicação. É uma estrada fundamental para o nosso Estado, para nossa economia e para nosso povo.”
O vice-governador Walter Alves também participou da reunião e afirmou que “esta obra ficará marcada no presente e no futuro do nosso Estado. Só temos a agradecer ao ministro Renan e ao presidente Lula”.
A duplicação da BR-304 está inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e é considerada uma das principais obras rodoviárias do estado. A via conecta o Rio Grande do Norte ao Ceará e atravessa todas as mesorregiões potiguares, sendo um dos principais corredores de escoamento de mercadorias e deslocamento entre os municípios.