João Pessoa registra 212,6 milímetros de chuvas em 24h; bairros ficaram alagados, árvores caíram e transporte foi afetado

Com as fortes chuvas em João Pessoa, bairros ficaram alagados, árvores caíram e o transporte foi afetado. Houve dificuldades também em Santa Rita, Bayeux, Lucena e outros locais da região metropolitana.
João Pessoa registrou 212,6 milímetros em 24h, entre a quinta (14) e esta sexta-feira (15). O volume é 60% maior que a média histórica para todo o mês de agosto, que é de 133,7 milímetros. Com as fortes chuvas na Capital, bairros ficaram alagados, árvores caíram e o transporte foi afetado. Houve dificuldades também em Santa Rita, Bayeux, Lucena e outros locais da região metropolitana.
Alagamentos
Houve alagamentos em bairros de Santa Rita, Bayeux e Lucena. Em Cabedelo, o Centro da cidade foi interditado por causa do acúmulo de água. Na região dos bairros às margens da BR-230, Jardim Gama, Jardim América e outros, houve casas inundadas e protesto próximo à Mata da Amem.
Em João Pessoa, foram registrados alagamentos no Bairro São José, no Valentina, no Geisel, próximo à Cidade da Polícia Civil, no Varadouro, perto da CBTU, na Avenida Dom Pedro II, na Ladeira entre Mangabeira e Valentina e na Ladeira do Cuiá.
Na Avenida Cabo Branco, a barreira deslizou e, na Avenida Epitácio Pessoa, um muro caiu, espalhou lama e interditou uma calçada.
A Avenida Tito Silva foi interditada. “Segue bloqueio total da Avenida Tito Silva. Sentido Castelo Branco/Epitácio, desvio pela principal do Castelo Branco até a UFPB, segue pela BR e alça da Beira Rio. No sentido oposto, desvia pela Beira Rio, acessa a direita na Rua Alfredo Heim, segue a esquerda para Beira Rio, vai pela direita descendo a alça para BR-230 e segue até o acesso para UFPB”, informou a Semob-JP.
Transporte
Mais cedo, as viagens de trem foram interrompidas pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e serão retomadas neste sábado (16), às 8h da manhã. Os ônibus tiveram que desviar a rota em alguns pontos da Capital. Ao menos três aviões arremeteram antes de pousar por conta das condições da pista de pouso em meio às chuvas. Um deles pousou apenas em Natal, no Rio Grande do Norte, e outros conseguiram pousar no Aeroporto Internacional Castro Pinto, na Grande João Pessoa.
Defesa Civil de João Pessoa
A população deve acionar a Defesa Civil, em caso de emergências. O órgão funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados e, em caso de necessidade, deve ser acionada pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199, ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.
A Semob-JP mantém equipes de plantão e, em caso de urgências no trânsito, orienta a população para entrar em contato ligando (3213-7188) ou enviando mensagem pelo WhatsApp (83 98760-2134). O órgão também reforça o compromisso no combate a desinformação e alerta a população sobre o compartilhamento de notícias ou imagens falsas sobre o trânsito e transporte da cidade.