Mais de 13 mil famílias do RN recebem parabólica digital gratuita pelo programa Brasil Antenado

Mais de 13 mil famílias do RN recebem parabólica digital gratuita pelo programa Brasil Antenado

Benefício garante acesso à TV aberta com som e imagem de qualidade; ação atende inscritos no CadÚnico em nove municípios potiguares

Mais de 13 mil famílias de baixa renda no Rio Grande do Norte podem receber gratuitamente kits de parabólica digital por meio do programa Brasil Antenado, do Ministério das Comunicações. A ação oferece acesso à TV aberta com qualidade de som e imagem, sem exigir a antiga antena parabólica.

O benefício é destinado a pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e faz parte da nova fase do programa, implementada devido ao desligamento do sinal analógico de TV, que abre espaço para a tecnologia 5G. A iniciativa é executada pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), formada por operadoras de celular e financiada com recursos do leilão do 5G.

No Rio Grande do Norte, nove municípios serão atendidos: Caiçara do Norte, Florânia, Jandaíra, Messias Targino, Parazinho, Pedra Grande, São Bento do Norte, São Miguel do Gostoso e São Vicente. A primeira instalação ocorreu nesta sexta-feira 15 em São Miguel do Gostoso e seguiu para Florânia no sábado 16.

O kit entregue às famílias inclui antena, receptor, cabo e controle remoto, sem nenhum custo. O objetivo é garantir que famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único e beneficiárias de programas sociais do Governo Federal, recebam gratuitamente o kit da nova parabólica digital.

O diretor do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização do Ministério das Comunicações, Tawfic Awwad Junior, disse que a iniciativa disponibiliza mais de 100 canais gratuitos, ampliando acesso à informação, educação e cultura. “É uma política pública de inclusão, que leva cidadania para famílias beneficiárias de programas sociais”, afirmou.

Para solicitar a instalação, os interessados devem procurar os canais de atendimento da EAF, pelo telefone e WhatsApp 0800 729 2404 ou pelo site www.brasilantenado.org.br.

O programa será executado em três fases até abril de 2026, atendendo 323 municípios de 16 estados. A primeira fase, em andamento, vai até 12 de outubro e abrange 77 cidades, incluindo os nove municípios do RN. A segunda etapa ocorrerá de 13 de outubro a 11 de janeiro de 2026, contemplando 138 cidades, e a terceira de 12 de janeiro a 12 de abril de 2026, alcançando mais 108 municípios de outros estados.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *