Maranhense alcança nota mil na redação do Enem 2024

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, divulgados nesta segunda-feira, 13, pelo Ministério da Educação (MEC), revelaram uma redução significativa no número de candidatos que obtiveram a pontuação máxima na redação. Enquanto na edição de 2023 foram 60 notas mil, neste ano apenas 12 candidatos alcançaram o feito, um deles no Maranhão.
Apesar disso, a média geral do exame apresentou uma ligeira melhora, subindo de 543 pontos em 2023 para 546 em 2024, representando um aumento de pouco mais de 0,5%. Já na redação, a média nacional passou de 645 para 660.
Os estados com estudantes que obtiveram a nota mil na redação foram Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Entre eles, destaca-se Danilo Batista, do Maranhão, um escritor formado em odontologia que busca há uma década ingressar no curso de medicina.
Durante coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, comentou os resultados e destacou que um dos estudantes premiados, de Minas Gerais, é aluno da rede pública.
Embora o desempenho geral tenha mostrado sinais positivos, o balanço revelou uma queda nas médias de três disciplinas específicas, cujo detalhamento não foi divulgado. O MEC ressaltou que as melhorias e desafios indicados pelos dados serão analisados para orientar ajustes nas políticas educacionais.