Minha Casa, Minha Vida: Entrega de documentação inicia dia 25; veja convocados

Inicia no dia 25 de agosto a entrega da documentação exigida em edital das 1.008 famílias selecionadas dentro do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida em Teresina. Hoje foi divulgada a lista dos selecionados após o fim da etapa dos recursos.
O prazo para a entrega dos documentos se encerra no dia 5 de setembro. Nessa etapa, a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Seplan) recebe a documentação dos selecionados que precisam comprovar que a condição social deles se enquadra nas informações antes repassadas por eles.
Os candidatos hierarquizados devem levar os documentos à Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) da região onde moram. No site oficial da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação é possível consultar a lista dos candidatos hierarquizados e a SDU de referência.
A entrega da documentação de 25 de agosto a 5 de setembro é necessária para a permanência no programa, pois, após a análise da secretaria, a documentação será enviada para a Caixa Econômica Federal para uma nova conferência.
Os candidatos hierarquizados que não comprovarem os dados informados durante a inscrição serão retirados do processo seletivo, abrindo vaga para candidatos classificados do cadastro reserva.
“A documentação deve ser entregue dentro do prazo, na SDU do bairro onde a família selecionada mora. Estamos divulgando a lista de documentos com antecedência, para que as pessoas possam se organizar”, reitera a assessora técnica da Semplan, Maryanne Evangelista.
Quem entrou com recurso
Quem entrou com recurso pode fazer a consulta individualizada por meio do site https://mcmv.teresina.pi.gov.br/login e assim conferir como está a sua situação.
Segundo a Seplan, os principais motivos de indeferimento são: abertura de processo fora do prazo, em secretaria distinta da prevista no edital, ausência de documentação, entre outros.
Documentos
Para os que foram selecionados, a secretaria divulgou a lista dos documentos que são necessários. Mais informações podem ser consultadas no edital.
Confira os documentos originais necessários do responsável familiar e parentes:
- RG atualizado
- CPF
- Certidão de nascimento (do casal, quando solteiro), situação de união estável ou menor de 18 anos emancipado
- Certidão de casamento ou averbação de divórcio (quando for o caso)
- Declaração de situação de união estável (quando for o caso)
- Declaração de separação de corpos (quando for o caso de separação extrajudicial)
- Declaração de cônjuge ausente (quando for o caso)
- Comprovante de residência atualizado (dos últimos 3 meses da data de apresentação)
- Laudo médico original com CID (no caso de pessoa com deficiência e/ou doença crônica na família, atualizado)
- Carteira de trabalho ou contracheque
- Folha de resumo do CadÚnico, comprovando a mesma composição declarada no ato do cadastro
- Declaração de abandono de lar (quando for o caso)
- Procuração pública (quando for o caso)
- Documento que comprove a guarda, curatela ou tutela (quando for o caso)
Aluguel
- Contrato ou recibo de aluguel dos últimos 3 meses
Aluguel social provisório
- Comprovação de ateste do ente público local
Mulher vítima de violência
- Boletim de ocorrência
- Medida protetiva
- Declaração de acompanhamento da Secretaria de Proteção à Mulher ou órgão público equivalente
Pessoa em trajetória ou situação de rua
- Ateste do ente público
Dependentes
- RG atualizado
- CPF
- Certidão de nascimento
- Laudo médico original com CID (no caso de pessoa com deficiência e/ou doença crônica na família, atualizado)
- Carteira de trabalho ou contracheque atualizado