Presidente da Câmara de Vereadores de Pão de Açúcar apresenta dois projetos de lei em prol das crianças com Transtorno do Espectro Autista do município

Presidente da Câmara de Vereadores de Pão de Açúcar apresenta dois projetos de lei em prol das crianças com Transtorno do Espectro Autista do município

A sessão desta quinta-feira, (03), da Câmara de Vereadores do município de Pão de açúcar, ficou marcada pela presença de técnicos das pastas da Educação, Assistência Social e Saúde e familiares de crianças com Transtorno do Espectro Autista, (TEA), que reivindicaram mais ações em favor do grupo.

A presença do grupo na sessão fez parte da agenda do evento promovido pelas secretarias em alusão ao mês de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista.

Sensibilizado com a pauta, o vereador e presidente da Câmara, Nilson Albuquerque, apresentou dois projetos de leis voltados ao tema. Agora os textos seguem para analise nas comissões. 

O primeiro deles denominado “Autismo na Escola”, tem como principais diretrizes o acolhimento, a sensibilização e capacitação dos profissionais da educação, adaptação do ambiente escolar, formações periódicas dos profissionais e promoção de campanhas de conscientização. Além de outros pontos, o projeto visa a criação e incorporação da Semana da Conscientização do Autismo ao calendário escolar municipal.

Vereador Nilson Albuquerque ao lado da técnica da Secretaria de Educação Telma Leite
Foto: Felipe Sena.

Já o segundo projeto prevê a criação do Centro Integrado de Atendimento Municipal Educacional Especializado – CIAMEE. A finalidade do centro é prestar atendimento multiprofissional aos alunos com Transtorno do Espectro Autista oriundos da educação básica da rede pública municipal.

O CIAMEE seria responsável por ofertar em um só lugar consultas, avaliações e atendimentos pelos profissionais das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, facilitando o dia-a-dia dos seus usuários.

Segundo o vereador Nilson Albuquerque, os projetos visam integrar as várias dimensões da vida do indivíduo em diferentes e múltiplos âmbitos de intervenção: Terapêutico, educativo, assistencial e reabilitação da saúde.

“As dificuldades daqueles que necessitam de atendimentos especializados para seus filhos com Transtornos do Espectro Autista são enormes, tendo muitas vezes que se deslocar para outros municípios. A ideia é criar um centro municipal que possa ampliar os atendimentos em todas as áreas.” Afirmou o parlamentar.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *