Projeto de foguete desenvolvido por alunos de Cuité vence Júri Popular do Samsung Solve for Tomorrow
O Apollo SPX é um foguete inovador desenvolvido por cinco alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, em Cuité.
O Projeto Apollo SPX, idealizado por estudantes de uma escola pública em Cuité, no Curimataú da Paraíba, se sagrou como o grande vencedor na categoria Júri Popular do programa da Samsung, Solve for Tomorrow Brasil (assista à premiação e aos depoimentos dos estudantes e da professora nos vídeos no final da matéria).
O anúncio do resultado final do Solve for Tomorrow Brasil, que elege os 10 melhores projetos do país, foi feito em uma cerimônia nesta terça-feira (02) no Teatro B32, em São Paulo. O ClickPB compareceu ao evento a convite da Samsung e conseguiu presenciar a emoção dos paraibanos premiados.Play Video
Os outros dois projetos vencedores da categoria Júri Popular foram o Bioconcreto, desenvolvido por alunos de São Paulo do Potengi, no Rio Grande do Norte, e outro de estudantes de Mãe do Rio, no Pará, sobre a produção de painéis ecológicos a partir de compósito residual formado pelas cascas de mandioca e de ovos de galinha.
Conquistando o prêmio através da votação por Júri Popular, alunos e professores integrantes do projeto ganham fones de ouvido sem fio Samsung. Além disso, cada escola ganhará uma TV Samsung.
O Que é o Projeto Apollo SPX?
O Apollo SPX é um foguete inovador desenvolvido por cinco alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, em Cuité. Seu objetivo principal é duplo: combater o desmatamento e dar suporte à agricultura em biomas de difícil acesso, como a Caatinga.
Detalhes Técnicos e Funcionalidade
O protótipo combina engenharia e sustentabilidade:
- Objetivo: Distribuir sementes pelo solo para possibilitar o reflorestamento em áreas inacessíveis.
- Composição do Foguete: Possui um motor impresso em 3D utilizando resina de fibra de vidro para maior resistência.
- Mecanismo de Dispersão: O foguete inclui uma coifa com um paraquedas, controlado por Arduino, que abre após o lançamento para dispersar as sementes.
- O Segredo da Semente: Segundo a professora orientadora, Priscila da Silva Santos, as sementes são envolvidas com argila e água para melhor aderência ao solo quando dispersadas.
- Economia e Reutilização: O foguete é reutilizável. Após a construção, ele exige apenas a reposição de combustível e das sementes, tornando a iniciativa economicamente viável para o reflorestamento contínuo.
Crescimento e Reconhecimento
O projeto desenvolvido pelos estudantes de Cuité foi elogiado por especialistas por sua abordagem inovadora e seu profundo impacto local. A iniciativa surgiu, de acordo com a professora Priscila da Silva Santos, a partir da paixão deles por foguetes.
Em entrevista ao ClickPB, Priscila detalhou que o projeto foi desenvolvido inicialmente com arcabouço teórico para somente depois possibilitar a execução do protótipo.
Solve for Tomorrow Brasil
A Samsung, através do projeto Solve for Tomorrow Brasil, premiou as iniciativas de estudantes que mais se destacaram em 2025. Ao todo, foram mais de 3 mil inscrições, que resultaram em uma seleção com os dez projetos mais interessantes para o prêmio.
Como acompanhou o ClickPB, o projeto vencedor do Solve for Tomorrow Brasil foi desenvolvido por alunos de São Luís, no Maranhão, e batizado como BabaçuTech. Os estudantes construíram um forno que utiliza tecnologia de captação de energia solar para secagem do mesocarpo do coco babaçu.
Em segundo lugar ficou o projeto de Itumbiara, em Goiás, sobre o efeito de extratos vegetais em Aedes Aegypti visando o uso em estações disseminadoras de larvicidas. Como terceiro lugar foi premiado o projeto Ecoluz Trap, de Marabá, no Pará, que condiz em uma tecnologia de baixo custo contra vetores na Amazônia.
A Menção Honrosa do prêmio foi para o projeto ArapainaAtivo, de Manacapuru, no Amazonas, que desenvolveu um biofiltro de água com a produção de carvão ativado da ossada do pirarucu com tecnologia sustentável.
