Rede estadual inicia 2º semestre letivo com foco na recomposição das aprendizagens

Rede estadual inicia 2º semestre letivo com foco na recomposição das aprendizagens

As escolas da rede pública estadual de ensino cearense iniciaram o segundo semestre letivo de 2025. Cumprindo o calendário escolar de 200 dias letivos, como determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), as 766 unidades de ensino seguirão com atividades até dezembro. A retomada das aulas traz um reforço especial: a continuidade e a ampliação da iniciativa Foco na Aprendizagem, desenvolvida pela Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com o Programa Cientista-Chefe, como estratégia para recompor e consolidar a aquisição dos saberes essenciais pelos estudantes.

Pensado para enfrentar as lacunas deixadas ao longo da trajetória escolar, o Foco na Aprendizagem visa garantir que os jovens tenham domínio real dos conteúdos básicos, especialmente aqueles que não foram plenamente assimilados em etapas anteriores, abrangendo as quatro áreas do conhecimento. A proposta parte da premissa da justiça curricular, ou seja, aprender de fato, para além da simples frequência às aulas, num processo pedagógico consistente e inclusivo.

A estratégia vem sendo construída com base em diferentes frentes, executadas ao longo do ano. A primeira delas é a aplicação de avaliações diagnósticas. Apenas no primeiro semestre, foram três testes realizados, que ofereceram um panorama sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos. Esses dados são fundamentais para orientar o trabalho pedagógico no segundo semestre.

Foco na aprendizagem

Outro eixo importante do Foco na Aprendizagem é a formação de professores e coordenadores. No primeiro semestre, foram promovidas formações presenciais e virtuais para os docentes. Agora, no segundo semestre, os coordenadores das 150 escolas focalizadas (aquelas que têm o maior número de matrículas) também serão contemplados com momentos formativos, organizados pelas Regionais. As ações se estendem, ainda, aos coordenadores das Escolas do Campo e Quilombola, além das Indígenas que ofertam o Ensino Médio, respeitando as especificidades de cada realidade educacional.

Para apoiar o trabalho em sala de aula, a Seduc elaborou materiais didáticos estruturados, voltados às quatro áreas do conhecimento, que estão disponíveis on-line, no site da Secretaria. As obras oferecem atividades direcionadas à consolidação das habilidades fundamentais de cada etapa. Com conteúdo adaptado às diferentes realidades escolares, as publicações ajudam o professor a trabalhar de forma mais eficaz os pontos de fragilidade identificados. Os materiais de Língua Portuguesa e Matemática foram, ainda, impressos e distribuídos a todas as escolas da rede.

A iniciativa contará, também, com um reforço adicional a partir de agosto, quando as escolas começarão a receber tutores de Língua Portuguesa e Matemática. A seleção dos profissionais será realizada por meio de chamadas públicas. Esses tutores atuarão até novembro, auxiliando os professores no trabalho de recomposição das aprendizagens dentro das unidades escolares, contribuindo para garantir que nenhum estudante fique para trás.

Compromisso do Estado

Mais do que uma política educacional, o Foco na Aprendizagem representa o compromisso do estado com uma educação de qualidade, inclusiva e significativa. Ao investir em ações estruturadas e coordenadas, a Seduc reafirma seu papel de garantir o direito à aprendizagem real e efetiva, como destaca a secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes.

“A Seduc retoma as atividades letivas neste segundo semestre com o compromisso de preservar e fortalecer a trajetória acadêmica dos estudantes, investindo na recomposição das aprendizagens com equidade, priorizando os estudantes que mais necessitam de apoio para acompanhar os conteúdos previstos no currículo. Nessa perspectiva, a rede pública estadual dispõe, desde 2020, da iniciativa denominada Foco na Aprendizagem, que dá atenção especial à Matemática e à Língua Portuguesa. Nessa perspectiva, convocamos todos os professores, profissionais da educação, estudantes e familiares a trilharem este segundo semestre com muito empenho, fazendo uso das estratégias que disponibilizamos, a fim de garantir o direito à aprendizagem a todos os alunos”, enfatiza a gestora.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *