Sesc RN promove dia com atividades físicas gratuitas em cinco cidades nesta quarta 28

Evento chega aos 30 anos com aulas abertas ao público nas unidades do Sesc em Natal, Mossoró e Caicó, sem necessidade de inscrição
O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), entidade do Sistema Fecomércio, realiza nesta quarta-feira 28 o Dia do Desafio, com programação gratuita de atividades físicas em unidades de Natal, Mossoró e Caicó. O evento celebra 30 anos da campanha no Brasil e tem como objetivo incentivar a prática regular de esportes.
Na capital potiguar, a unidade do Sesc Cidade Alta oferece aulas de bike indoor às 6h10, funcional às 6h50, step mix às 12h15, glúteo power às 17h30 e treino de corrida às 18h15. No Sesc Zona Norte, haverá jogo de vôlei às 16h10, futsal às 17h e desafio de natação às 19h40, todos voltados para o público infantojuvenil.

Atividades como bike indoor, dança, hidroginástica, futsal e pilates acontecem nas unidades do Sesc Cidade Alta, Zona Norte, Potilândia, Mossoró e Caicó – Foto: Divulgação
Em Potilândia (Assec), a programação inclui cinco aulas de hidroginástica, com horários às 8h30, 9h20, 14h20, 15h10 e 19h30. Em Mossoró, as atividades são pilates às 18h, dança às 19h e hidroginástica às 20h. Em Caicó, a hidroginástica acontece às 6h e às 7h, e as partidas de futsal começam às 18h, com nova rodada às 19h. Todas as ações são abertas ao público e acompanhadas pelas equipes do Departamento Físico do Sesc. Não é necessário realizar inscrição prévia.
“O Sesc tem como missão proporcionar qualidade de vida e bem-estar social, e a prática esportiva e o combate ao sedentarismo estão incluídos nas atividades desenvolvidas com esse fim”, informou a instituição.
O Dia do Desafio foi criado em 1983, durante o inverno rigoroso de Saskatoon, no Canadá. “O então prefeito da cidade, Clifford Wright, teve a ideia de fazer com que a população se esquentasse enquanto caminhava”, relatou o Sesc. No ano seguinte, uma cidade vizinha foi convidada a participar e a iniciativa se expandiu.
Em 1990, a gestão do evento passou a ser feita pela TAFISA, organização internacional voltada à promoção do esporte para todos. Hoje, o Dia do Desafio envolve mais de 3.500 organizações em 14 países e está alinhado ao Plano de Ação Global sobre Atividade Física (GAPPA) da Organização Mundial da Saúde, com foco em sociedades, ambientes, sistemas e pessoas mais ativas.
No Brasil, o Sesc São Paulo assumiu a coordenação da campanha em 1995 e, posteriormente, também na América Latina e no continente americano. “O Sesc tem como um de seus pilares o incentivo à prática de atividades físicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas, além de estimular a ocupação de espaços físico-esportivos conectando pessoas por meio de atividades práticas e presenciais, para que sejam adotados bons hábitos”, afirmou a entidade.