Uncisal dá início a Congresso Acadêmico e Científico com foco em inovação

Expectativa é que até duas mil pessoas participem do evento, que acontece em Maceió até a próxima quinta-feira (3)
A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) deu início, nesta segunda-feira (30), à 14ª edição do Congresso Acadêmico e Científico da Uncisal (14º Cacun). O evento deste ano tem como tema “Vida, Meio Ambiente, Educação e Saúde: Uma Conexão Permanente” e deve reunir, no prédio-sede da instituição, em Maceió, cerca de duas mil pessoas até esta quinta-feira (3).
A programação do evento inclui palestras, mesas redondas, workshops, lançamento de livros, além de apresentações culturais. A conferência de abertura aconteceu nesta manhã e foi conduzida pelo administrador Claudio Antonio Roncato Cordeiro, com tema “Tecnologia como pilar de inovação: conectando vida, meio ambiente, educação e saúde”. O profissional compartilhou sua experiência na área.
O 14º Cacun é considerado o maior evento de saúde em Alagoas e reúne estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de saúde de todo o estado. De acordo com a organização do 14º Cacun, a proposta do evento é levar aos participantes uma reflexão profunda sobre a interdependência entre os pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável e para o bem-estar coletivo.
.jpeg)
Durante a abertura do congresso, o reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, parabenizou a equipe organizadora do 14º Cacun e destacou a importância dos temas que serão abordados na programação. O gestor lembrou que a integração entre vida, meio ambiente, educação e saúde é de grande importância para a sociedade e que o debate dentro da academia mostra que a instituição está preocupada com o desenvolvimento sustentável da comunidade em que está inserida.
No mesmo sentido, a vice-reitora da Uncisal, Ilka do Amaral Soares, parabenizou os profissionais envolvidos na organização e lembrou que esta é uma semana de grande importância para a instituição, que realiza o seu principal evento acadêmico e científico. Além do 14º Cacun, a Uncisal também recebe avaliadores para o recredenciamento institucional a partir da próxima quarta-feira.
A pró-reitora de Extensão e presidente do Congresso Acadêmico e Científico da Uncisal, Margareth Tavares, lembrou que o congresso é resultado de meses de trabalho integrado entre diversos setores da instituição e pontuou que, sem o envolvimento de servidores técnicos, professores e estudantes, não seria possível realizar, na universidade, o maior evento da área de saúde do estado de Alagoas.
%20(1).jpeg)
“Sabemos o desafio que significa realizar um evento como esse, mas, graças ao trabalho de profissionais e de estudantes dedicados, nós conseguimos promover, mais uma vez, o Cacun. Esse é um evento que vem crescendo a cada ano, agregando novos profissionais, gerando conhecimento para o nosso estado”, acrescentou Margareth Tavares, pró-reitora de Extensão e presidente do Congresso Acadêmico e Científico da Uncisal.
Este ano, o 14º Cacun teve como homenageado o vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, presidente de honra do congresso. O vice-governador foi representado por Jurandir Boia, ex-professor e ex-diretor da antiga Escola de Ciências Médicas de Alagoas (ECMAL). Na abertura do evento, Jurandir Boia leu o discurso elaborado por Ronaldo Lessa.
O 14º Cacun contou com a parceria da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).